
Seguro de Vida – O valor da ITP (Invalidez Total e Permanente) pode ser enganador
Se tiver feito o Seguro de Vida aos balcões do Banco aquando da compra da casa, consulte a sua apólice e veja que cobertura tem para o caso de Invalidez… pode pensar que está protegido e não estar…
IAD ou ITP (DPAC) – Qual das duas tem?
Alguma vez viu qual a percentagem de ITP na sua apólice de Seguro de Vida?
Ao pedir um crédito habitação é obrigatório contratar um seguro de vida. Porém, existem dois tipos de seguros de vida: com IAD ou ITP.
Qual é a grande diferença?
Em ambos a cobertura de morte encontra-se pré-definida num seguro de vida. O facto de ser IAD ou ITP, prende-se unicamente com a garantia de Invalidez.
Seguro de vida com IAD (Invalidez Absoluta e Definitiva)
O IAD poderá ser acionado pelo segurado em caso de acidente ou de doença dos quais resultem uma total incapacidade de o consumidor exercer uma atividade remunerada.
O seguro de vida IAD pressupõe que a pessoa incapacitada precisa de uma terceira pessoa para cuidar das suas necessidades básicas (entenda-se comer, vestir-se, locomover-se, realizar a sua higiene pessoal) – estamos, portanto, a falar de um grau de incapacidade que poderá estar acima de 80%, estar em “estado vegetativo”.
A cobertura associada ao IAD é a que normalmente é exigida obrigatoriamente pelos bancos.
Seguro de vida com ITP (Invalidez Total e Permanente)
Por sua vez, o ITP pode ser acionado a partir de um grau de invalidez de 60% (Opção Certa), sendo que este valor pode oscilar consoante a seguradora.
Aplica-se quando a pessoa sofreu um acidente ou sofre de uma doença que a incapacita de exercer uma profissão ou atividade lucrativa, mas não se encontra totalmente inválida, não dependendo de terceiros.
As diferenças acima assinaladas permitem concluir que o ITP é mais abrangente do que o IAD, pois obriga a um grau de incapacidade menor para poder ser acionado. O ITP por norma é mais caro, porque é mais abrangente.
No entanto, importa ver na sua apólice qual o valor de ITP que tem, pois 60% é completamente diferente de 75%
Na primeira, por exemplo alguém que tenha tido um cancro fica abrangido e recebe o capital continuando com a sua vida normal e vigilância ao problema de saúde, na segunda, a de 75%, só recebe quem tenha uma invalidez quase vegetativa.

Leia as condições da sua apólice e veja que percentagem tem. Se tiver dúvidas não hesite em nos contactar, teremos todo o gosto em analisar o seu seguro e esclarecer as dúvidas e apontar opções.
Fale com o seu mediador e garanta que tem os seguros adequados e atualizados, com uma poupança que pode chegar em alguns casos aos 50%
Fale connosco – 214 131 310
Grumese, desde sempre com a sua confiança.
Seguros Multirriscos empresa e individual