Cibersegurança, Clima e Responsabilidade — 3 Riscos que as Empresas Não Podem Ignorar

Com o segundo semestre do ano em curso, julho é um momento estratégico para as empresas avaliarem o seu grau de exposição ao risco e a forma como estão protegidas. Entre ondas de calor cada vez mais frequentes, ciberataques em alta e novas exigências legais sobre responsabilidade ambiental e laboral, os desafios para os negócios não param de crescer. A boa notícia? Os seguros para empresas estão a evoluir rapidamente para dar resposta a este novo contexto.

Destacamos três grandes áreas de risco que estão no centro das preocupações das empresas em 2025, e como um plano de seguros adequado pode fazer a diferença.

  1. Cibersegurança: o risco invisível que cresce todos os dias

Os ataques informáticos continuam a crescer, e não são apenas as grandes empresas que estão na mira. PME, clínicas, escritórios de contabilidade e negócios digitais têm sido alvos fáceis para esquemas de ransomware, roubo de dados e fraudes digitais.

O que pode estar em risco?

Dados de clientes e faturação

Paragem de sistemas e perda de produtividade

Danos à reputação e sanções legais (especialmente com o RGPD)

Solução recomendada:

Um seguro de ciber-riscos cobre custos com recuperação de dados, resposta a incidentes, apoio legal, indemnizações a terceiros e até perdas de receita causadas por interrupções. É, hoje, uma proteção essencial para qualquer empresa conectada.

  1. Clima extremo e eventos naturais: a nova realidade para quem tem instalações físicas

Ondas de calor, incêndios rurais, inundações e tempestades súbitas têm causado prejuízos significativos a empresas por todo o país, e julho, tradicionalmente, é um dos meses mais críticos.

O que pode estar em risco?

Estruturas e equipamentos

Stocks e matérias-primas

Veículos

Continuidade do negócio

Solução recomendada:

Um seguro multirriscos empresarial atualizado permite garantir a proteção contra os danos causados por fenómenos naturais, com coberturas adicionais para perdas de exploração (lucros cessantes), despesas de remoção de escombros ou realojamento temporário.

  1. Responsabilidade civil: o que antes era exceção, hoje é regra

Com a crescente exigência legal, ambiental e social, os pedidos de indemnização contra empresas são cada vez mais frequentes, seja por acidentes de trabalho, danos causados a terceiros ou incumprimentos contratuais.

O que pode estar em risco?

Processos judiciais de clientes, fornecedores ou trabalhadores

Indemnizações avultadas

Custos de defesa legal

Solução recomendada:

O seguro de responsabilidade civil geral ou profissional pode proteger a empresa e os seus dirigentes contra danos materiais, corporais ou morais causados a terceiros, acidentais ou não. No setor dos serviços, é cada vez mais imprescindível.

Verão é tempo de prevenir, não só de reagir

Julho é tradicionalmente um mês de menor atividade em muitos setores, mas pode (e deve) ser usado para rever contratos, avaliar coberturas e corrigir lacunas. Muitas empresas só descobrem que não estão protegidas depois de um sinistro. Na Grumese, antecipamos riscos — para que possa focar-se no crescimento, com confiança.

A nossa equipa especialista em seguros para empresas está disponível para encontrar a solução mais adequada, eficaz e ajustada ao seu setor.

Fale connosco – 214 131 310

jose.monteiro@grumese.pt

Contactos

LinkedIn

Grumese, desde sempre com a sua confiança

 

Cibersegurança, Clima e Responsabilidade — 3 Riscos que as Empresas Não Podem Ignorar