Cibercrime e Seguros de Ciber Risks
Proteger Empresas de Ataques Cibernéticos
O cibercrime tem-se tornado uma ameaça cada vez maior para as empresas em todo o mundo, incluindo em Portugal. As organizações portuguesas também têm sido alvo de ataques cibernéticos devastadores, dos quais resultaram perdas financeiras significativas e danos à reputação.
Para além das empresas de media que foram notícia e da banca, empresas de vários setores foram alvo dos piratas. Recordam o caso da EDP?
Em abril de 2020, a EDP, uma das maiores empresas de Portugal, foi vítima de um ataque de ransomware. Os hackers exigiram um resgate em criptomoedas para não divulgar dados confidenciais. Embora a EDP não tenha cedido ao pedido, o incidente causou interrupções nas operações e destacou a necessidade de uma forte defesa cibernética.
Em janeiro de 2021, foi uma unidade de ensino, a Universidade do Porto sofreu um ataque cibernético que levou à interrupção de seus sistemas e serviços online. O incidente resultou no bloqueio temporário do acesso a várias plataformas e servidores, causando transtornos significativos às atividades acadêmicas e administrativas da universidade.
Em fevereiro de 2022, o Grupo Super Bock, foi alvo de um ataque de ransomware. O ataque resultou na interrupção das operações de produção e distribuição, causando perdas financeiras e afetando a cadeia de fornecimento da empresa.
No primeiro trimestre de 2023, segundo a Check Point Research, a mudança mais significativa ocorreu no sector do Retalho, que registou o maior aumento, de 49%, em relação ao ano anterior, com uma média de 1.079 ataques por semana.
Diante desses exemplos de ataques cibernéticos, é crucial que as organizações adotem medidas para se protegerem contra estas ameaças. Os seguros de ciber risks desempenham um papel fundamental na contenção dos danos financeiros e reputacionais causados por esses ataques. As empresas ao adotarem medidas de segurança cibernética robustas e investirem nos seguros adequados, podem proteger-se contra as ameaças cibernéticas e garantir a continuação das suas operações, num mundo digital cada vez mais complexo e perigoso.
“O que podem oferecer os seguros de Ciber Risks?:
– Serviço de Resposta a Incidentes prestados por especialistas na contenção de danos tecnológicos ou na recuperação de dados
– Reembolso de despesas de mitigação ou de reposição de sistemas
– Aconselhamento jurídico
– Perda de lucros pela interrupção da atividade
– Assistência em casos de extorsão cibernética
– Assunção de eventuais falhas e consequências ao nível da violação ou roubo de conteúdos digitais e na prevenção de proteção de dados (RGPG).
Além disso, os seguros de ciber risks podem fornecer suporte especializado para ajudar as empresas a responderem e a recuperarem de ataques cibernéticos, incluindo serviços de gestão de crises, suporte de comunicação e relações públicas, e consultoria em segurança cibernética.”
Alguns termos usados…:
Ransomware – malware concebido para bloquear o acesso a dados, até ser pago um resgate pela sua recuperação;
Hacking – o ato de assumir o controlo de um computador ou sistema informático para ter acesso a dados importantes;
Phishing – piratas informáticos que se fazem passar por uma empresa a fim de roubar informações pessoais dos seus clientes;
Malware – software malicioso que se instala num sistema informático e perturba a sua utilização através de vírus. Também permite, ao pirata informático, espiar atividades realizadas online com a finalidade de roubar dados.
Fale com o seu mediador e garanta que tem os seguros adequados e atualizados.
Fale connosco – 214 131 310
jose.monteiro@grumese.pt
Grumese, desde sempre com a sua confiança
Proteger Empresas de Ataques Cibernéticos